A História das Coisas

22 06 2009

O que é História das Coisas ?

Você já se perguntou de onde vêm e para onde vão as coisas que consumimos? Até quando vai existir matéria-prima?

O documentário A História das Coisas esclarece bem a situação, é feito numa linguagem simples, tem uns 20 minutos e está dublado em português. Vale muito a pena assistir.

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.

História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.

Fonte: http://sununga.com.br/HDC/


A História das Coisas
é um vídeo um pouco longo, 20 minutos, mas que mostra como ninguém o atual meio de produção utilizado pelos habitantes humanos da Terra e o quão errado ele está. Numa tentativa desesperada de mostrar o real custo de nosso hábito consumista o vídeo consegue conscientizar sim as pessoas que o assistem. Eu mesmo, se tivesse assistido ao tal vídeo antes, não teria comprado caixas de som novas para o meu computador. =|

O vídeo é narrado por uma simpática ativista chamada Annie Leonard. Segundo o vídeo, ela gastou 10 anos viajando pelo mundo em atividades contra a agressão ao meio-ambiente. Nessas viagens, ela conseguiu ter uma bela visão de como funciona nosso meio de produção hoje em dia, viu o quanto errado ele está e decidiu alertar, de uma maneira muito simples e explicativa que qualquer leigo, como eu, entenderá todo o atual problema. =)

É verdade que o vídeo é voltado a população americana, afinal, eles tem apenas 5% da população mundial mas mesmo assim consumem 25% de todos os recursos produzidos em nosso planeta. Mas como as classes sociais brasileiras mais altas se assemelham ao estilo de vida americano, seria bem interessante assistir ao vídeo e se conscientizar do problema para não cometer o mesmo erro que os nossos “amigos” dos países desenvolvidos estão cometendo. =|

Eu sei, é um saco assistir um vídeo de 20 minutos quando você poderia estar assistindo outros 10 menores e mais engraçadinhos. Mas eu mais do que tudo recomendo que você, como toda sua família, assista ao vídeo da História das Coisas. Você entenderá todo o problema e passará a dar mais valor as suas coisas velhinhas mas que ainda funcionam, tal como o pálido ponto azul, que chamamos de lar.

Fonte: http://www.portalcab.com/solidariedade/meioambiente/historia-das-coisas.php


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: