Receita do Suco Verde / Suco de Luz do Sol

22 06 2009

suco verdeAcredito que muitos de vocês já conhecem o suco verde.

Em apenas 10 minutos após ingerí-lo já nos sentimos mais leves e bem dispostos. Essa energia permanece no corpo aumentando a qualidade do sono e o bem-estar geral do corpo e da mente até o dia seguinte.

Além disso propriedades curativas e desintoxicantes são atribuidas a ele. Isso ocorre porque ele é um alimento rico em aminoácidos e ácidos graxos indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, além de substâncias funcionais e anti-oxidantes em sua forma mais fresca, principalmente a clorofila.

Então vamos à receita do Suco Verde Turbinado.

ingredientes_suco_verdeINGREDIENTES:

– 1 Pepino

– 2 Maçãs

– 1 porção generosa de folhas (usa-se qualquer folha comestível: couve, brócolis, folha de cana-de-açúcar, folha de abóbora, taioba, grama de trigo, etc.. A folha do alface também pode ser usada, no entanto ela tem menos clorofila que as demais)
Aprenda a germinar a grama do trigo

– 1 tubérculo ou 1 porção de legumes (pode ser cenoura, beterraba, inhame, batata-baroa, batata-doce, abóbora, maxixe, quiabo, couve-flor, nabo, etc..)

– 1 pequena porção de qualquer erva aromática (Pode ser hortelã, hortelã-pimenta, gengibre, alecrim, etc.. Você também pode adicionar plantas medicinais a seu gosto, qualquer uma que você julgar importante para o momento)

– 1 porção de grãos germinados (mais abaixo explico como germinar as sementes)

– 1 pedaço do tecido Voil (fala-se “voal”) medindo 70 X 70 cm (vendido em qualquer loja de tecidos, basta comprar um pequeno pedaço, pois o tecido é reautilizável e muito durável)

NOTA: Todos os ingredientes acima precisam estar frescos e crus. Não é necessário dispôr de todos os igredientes sempre, faça o suco com o que você tiver e colha seus benefícios diariamente. Mas não se esqueça das sementes germinadas, elas são o segredo!

COMO GERMINAR OS GRÃOS

Sementes com agua1 – Colocar de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cobrir com água limpa (a de melhor qualidade possível!).
2 – Deixar de molho por 8 a 12 horas (sementes pequenas menos tempo, maiores mais tempo). Se puder trocar a água várias vezes, se não sem problema.
3 – Cobrir o vidro com Filó ou Tule e prender com elástico.
4 – Depois do molho, escorrer a água e colocar o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e bem ventilado.
5 – Enxaguar as sementes sempre puder. Nos dias quentes, é preciso lavar mais vezes. Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando lançam um pequeno bico e assim estão prontos para serem consumidos.

Trata-se de um aprendizado a partir da observação, e só você saberá como germinar as sementes da melhor maneira para si mesmo!

Sugestões de sementes:

Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girascereaissol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, quinua, etc.
Observações: Feijões não servem para o suco, pois possuem substâncias tóxicas quando crus. A linhaça não deve ser enxaguada, basta colocar água e hidratar por 12 hs. O Gergelim é só hidratar por 4 a 6 hs, não precisa ficar no ar. A Quinua é a mais rápida de todas, bastam 2 hs de hidratação e logo germinam.

PREPARANDO O SUCO:

ingredientes_suco_liquidificadorO suco verde não leva água por fora, usa apenas a água contida nos vegetais.

– Pique o pepino e leve-o ao liquidificador até ficar totalmente liquefeito. O pepino tem muita água, portanto deve ser o primeiro a entrar, pois facilitará liquefazer os demais ingredientes.
– Pique as maçãs e adicione ao pepino liquefeito, bata até liquefazer totalmente.
– Retire a mistura do liquidificador e passe no Voil.  Assim você terá a “água” base para o restante do suco.

liquidificador– Coloque esta “água” base no liquidificador e vá adicionando os demais ingredientes aos poucos (folhas, sementes, tubérculo ou legume e ervas aromáticas ou medicinais)
– Bata bastante! Pois as sementes precisam ser bem trituradas.
– Por fim basta passar a mistura novamente no Voil.

O Suco Verde já está pronto!

A porção acima serve 2 pessoas. Mas você mesmo definirá a quantidade de suco que necessita, você pode tomar quantos litros desejar, ele não tem contra-indicações.

Nutricionistas afirmam que o suco-verde é capaz de suprir ao menos 95% das demandas do corpo por vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos, além de ter propriedades anti-oxidantes e medicinais.

O SUCO VERDE TEM GOSTO RUIM?

NÃO! O Suco verde é delicioso, de sabor suave e muito doce, como não utiliza água o açucar natural dos vegetais fica concentrado.

Seguem alguns vídeos que explicam melhor o feitio do suco e também os benefícios à saúde.

Para comprar sementes orgânicas de Trigo acesse:
http://www.viapaxbio.com.br/index.php?id=18&produto=5&cod=7
http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catMercearia&subcategoria=catErvilhaTrigoGraos&idproduto=5967575
http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&category_id=2&product_id=49&Itemid=158&vmcchk=1&Itemid=158

Suco Verde


Ações

Information

8 responses

17 07 2009
Grama do Trigo para receita de Clorofila « Blog do Jardineiro

[…] é só colocar em qualquer suco de fruta ou na receita do suco de luz do sol (receita do suco verde ou suco de luz do sol aqui). Há quem prefira apenas o suco de clorofila puro extraido ou batido com água. Não importa, no […]

31 08 2009
Elaine

Muito bem explicado!!!
vou começar a fazer!!!
muito obrigada!!!

26 11 2009
denise prado

descobri que a babosa é otima para sindrome do intistino iritado, meu intistino ficava sem funcionar até 15 dias,nenhum remedio dava certo com a babosa funciona normal.

24 07 2012
adriana de fatima

MARAVILHOSO O SUCO E PERFEITA A ESPLICAÇAO, OBRIGADA´POR FAZER MELHOR AS NOSSAS VIDAS, Adriana de Fatima.

30 08 2012
Aurea

Gostei da explicação. Gostaria de saber se posso usar a centrifuga. Em nenhum video eu vejo o uso dela.
Obrigada.
Aurea

18 12 2012
Vera

Posso tomar o suco sem coar?

29 03 2016
jardineiroetnobotanico

Vera! Poder pode! Vai ficar um creme mais grosso que vitamina de banana e muita fibra! Mas não é aconselhado por ser indigesto já que as fibras são de difícil digestão e causam muitos gases. Forte abraço (não muito forte caso tenha tomado o suco sem coar rsrsrs). Paz e Luz! Jardineiro

28 02 2016
Efigenia de Assis Silva

Muito bom. Trabalhar com a prevençao é ótimo. Obrigada por nos ajudar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: