Ipecacuanha (Psychotria ipecacuanha)

2 07 2009

De acordo com o Wikipedia:

Psychotria_ipecacuanhaA Ipecacuanha (Psychotria ipecacuanha) é uma planta da família Rubiaceae, muito comum no Brasil.

As suas raizes contém um poderoso emético (estimulante do reflexo do vómito) também denominado Ipecacuanha.

Foi introduzida na Europa em 1672 por Legros, um viajante na América do Sul. Foi usada no tratamento da disenteria e vendida pelo médico francês Claude Adrien Helvétius sob licença de Luis XIV.

Hoje em dia os fármacos purificados, cefaleína e emetina ainda são usados como antieméticos. Eles estimulam o centro neuronal vomitivo (área postrema medular).

A emetina também é usada contra amebíase, pois atua como limitador na formação das proteínas, além de efeitos circulatórios. Por volta de 1930, foi sintetizado a dehidroemetina (diferente da primeira apenas por uma dupla ligação próxima a um radical etil), que possui menos efeitos colaterais.

Psychotria_ipecacuanha1Mais informações:

O interesse maior na ipecacuanha é por ser um agente bactericida (emetina e cefalina) eficaz no combate à amebíase intestinal e hepática, e aliado a outros componentes, pode ser utilizada no combate à asma e à diarreia. A produção de raízes, que no processo extrativista é de duas a três toneladas por hectare, pode duplicar em sistemas de produção desenvolvidos pela pesquisa. Outra novidade da pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental é a determinação do processo de micropropagação. Com essa tecnologia, plantas mais produtivas podem ser clonadas, refletindo em maior produtividade de raízes e redução em até três vezes do custo de obtenção das mudas.

CULTIVO DA IPECACUANHA (EMBRAPA)

Atualmente a Ipecacuanha é uma das culturas agrícolas mais lucrativas, logo deverá cair nas mãos de grandes monocultores. Enquanto isso não acontece ela está dando ao produtor até R$ 80,00 o kg, com grande demanda internacional.
No entanto, para comercializar é preciso ter licenciamento no IBAMA atestando que o material vem de cultivo e não de extração.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipecacuanha
http://caldeiraodenovidadesplantasmedicinais.blogspot.com/2008/06/ipecacuanha.html


Ações

Information

5 responses

16 07 2013
Graça

Gostaria de saber como consigo mudas de ipecacuanha e as informações para licença de produção, pois tenho o interesse de comercializá-la. Atenciosamente, Graça.

16 07 2013
Graça

Se alguém tiver informações, meu e-mail é: gracaduraes@oi.com.br

7 10 2013
Jorge Araujo de Lima

Sou interessado no assunto como pequeno produtor rural, mas as informações de que disponho são insuficientes. Gostaria de saber mais. Ex.:como conseguir mudas certificadas para início de cultivo, mercado, etc.

29 03 2016
jardineiroetnobotanico

Olá Jorge! Taí tarefa difícil: conseguir mudas da Ipecacuanha! Se conseguir me avise, podemos trocar! Forte abraço. Jardineiro

21 08 2015
pax55etlux

Republicou isso em Cura Através da Naturezae comentado:
Ipecacuanha (Psychotria ipecacuanha) – Emetina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: