Grama do Trigo para receita de Clorofila

6 07 2009

Passo-a-passo ensinando como germinar a grama do trigo para extração de clorofila, fazer leite de germinado, suco verde e suco de luz do sol.

Pegue 100 g de trigo em grão, mais ou menos metade de um copo americano. / Take 100 g of wheat grains, more or less half a cup.

Pegue 100 g de trigo em grão, mais ou menos metade de um copo americano.

Adicione água potável / Add water

Adicione água potável.

Após 12 hs os grãos de trigo terão inchado. / After 12 hours the grains of wheat are swollen.

Após 8-12 hs os grãos de trigo terão inchado. Drene e deixe os grãos sem água arejando por mais 8-12 horas (no calor germina mais rápido e no frio germina lentamente).

Pegue um recipiente atóxico e preencha-o com o melhor solo, esteja certo de que o solo não está contaminado por fungos e bactérias nocivos. / 	 Take a non toxic container and fill it with the best soil, make sure the soil is not contaminated by harmful bacteria and fungi.

Pegue um recipiente atóxico (pode ser um destes recipiente de alumínio para quentinhas), fure-o (importante para drenar o excesso de água) e preencha-o em 1/3 da altura com o melhor solo que puder encontrar (o solo da foto é basicamente areia com um pouco de húmus, está empapado pois tinha chovido no dia. Eu gosto de plantar em areia, mas isso exige mais regas, você pode utilizar terra preta, barro ou qualquer mistura que julgue adequada). Tenha certeza de que o solo não está contaminado por fungos e bactérias nocivos, afinal você vai ingerir os brotos depois, para se certificar higienize seu solo espalhando-o sob o sol por um dia inteiro ou mesmo levando-o aos microondas (a técnica do sol é mais aconselhada, pois só elimina os microorganismos nocivos e mantém os benéficos vivos. O microondas esteriliza a terra totalmente e causa o que é chamado de 'vácuo biológico') .

Após algumas horas no ar os grãos começarão a germinar, observe os pontos brancos, são raizes. / After a few hours in the air the seeds begin to germinate, note that the white dots are roots.

Após mais 8-12 horas no ar os grãos começarão a germinar, observe os pontos brancos, são raizes. Até aqui o procedimento é padrão. Você pode deixar arejando por mais 8-12 hs e consumir o germinado de trigo, seja in natura, no suco verde ou para fazer o leite de germinado (basta bater o germinado do trigo com água no liquidificador e coar, consumir de imediato, nunca se deve guardar!). Para fazer os brotos de trigo continue na explicação abaixo.

Coloque os grãos de trigo sobre a terra no recipiente. / Place the grains of wheat on the soil in container.

Coloque os grãos de trigo sobre a terra no recipiente.

Cubra os grãos com mais uma camada de terra de excelente qualidade.

Cubra os grãos com mais uma camada de terra de excelente qualidade. Recentemente aprendi a fazer de outras formas, cobrindo com papel toalha úmido, ou mesmo não cobrir e borrifar com água de tempos em tempos, parece mais higiênico.

Os recipientes já estão prontos.

Os recipientes já estão prontos.

Coloque a bandeja no local definitivo. Este local deve ser bastante iluminado, pode receber luz solar direta.

Coloque a bandeja no local definitivo. Este local deve ser bastante iluminado, pode receber luz solar direta. Regue de uma a três vezes ao dia.

Em 2 dias o trigo começa a germinar.

Em 2 dias o trigo começa a germinar.

Terceiro dia: trigo brotando (visão de cima)

Terceiro dia: trigo brotando (visão de cima)

Terceiro dia: trigo brotando (visão de frente).

Terceiro dia: trigo brotando (visão de frente).

Terceiro dia: trigo brotando (visão lateral).

Terceiro dia: trigo brotando (visão lateral).

Quarto dia: trigo brotando (visão de cima)

Quarto dia: trigo brotando (visão de cima)

Quarto dia: trigo brotando (visão de frente)

Quarto dia: trigo brotando (visão de frente)

Quarto dia: trigo brotando (visão lateral)

Quarto dia: trigo brotando (visão lateral). É importante regar ao menos uma vez ao dia.

 

Em mais 3 dias a grama estará assim, pronta para consumo!

Em mais 3 dias a grama estará assim, pronta para consumo! (Vista de cima)

Grama de trigo com 1 semana. Vista de Frete.

Grama de trigo com 1 semana. Vista de Frente.

Um pequeno detalhe: a grama não molha devido aos finíssimos pêlos nas folhas. Esse efeito é suficiente para fazer o orvalho ficar assim.

Um pequeno detalhe: a grama não molha devido aos finíssimos pêlos nas folhas. Esse efeito é suficiente para fazer o orvalho ficar assim.

O jeito certo de cortar a grama do trigo.

O jeito certo de cortar a grama do trigo.

Cada bandeja renderá alguns cortes dependendo do tamanho. Após o primeiro corte a grama continua crescendo e poderá ser cortada mais algumas vezes.

Cada bandeja renderá alguns cortes dependendo do tamanho. Após o primeiro corte a grama continua crescendo e poderá ser cortada mais algumas vezes.

Grama

A dose diária recomendada é um chumaço de grama, a medida acima.

Agora é só colocar em qualquer suco de fruta ou na receita do suco de luz do sol (receita do suco verde ou suco de luz do sol aqui). Há quem prefira apenas o suco de clorofila puro extraido com extrator próprio (http://www.casadocrudivoro.com.br/Crudivoro/extratores_clorofila.html) ou batido com água. Não importa, no final a ordem dos fatores não altera o produto.

Para comprar sementes orgânicas de Trigo acesse:
http://www.viapaxbio.com.br/index.php?id=18&produto=5&cod=7
http://www.paodeacucar.com.br/detalhe.asp?categoria=catMercearia&subcategoria=catErvilhaTrigoGraos&idproduto=5967575
http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&category_id=2&product_id=49&Itemid=158&vmcchk=1&Itemid=158

LINKS:

http://dietanarede.com/blog/como-plantar-grama-de-trigo/
http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=trigogerminado
http://alimentacaoviva.blogspot.com/2007/03/como-plantar-germes-de-trigo.html
http://dietanarede.com/blog/comida-viva-grama-de-trigo/


Ações

Information

22 responses

17 07 2009
Receita do Suco Verde / Suco de Luz do Sol « Blog do Jardineiro

[…] – 1 porção generosa de folhas (usa-se qualquer folha comestível: couve, brócolis, folha de cana-de-açúcar, folha de abóbora, taioba, grama de trigo, etc.. A folha do alface também pode ser usada, no entanto ela tem menos clorofila que as demais) Aprenda a germinar a grama do trigo […]

12 11 2009
Joze V Pontes

tudo bem explicadinho, adorei! vou plantar minha grama de trigo. obrigada,

18 12 2009
rick

adorei essa explicaçao nossa ate que enfim alguem que possa nos esclarecer sem mais delongas a germinaçao do trigo ………. parabens cara vc sim e o verdadeiro jardineiro

18 12 2009
rick

vc sim e o cara parabens adorei sua explicaçao passo a passo isso e tudo de bom obrigado ………….

27 12 2009
Cesar

Informação importante, completa, que não deixa dúvidas, enfim, que realmente presta um serviço.
Muito obrigado.

19 02 2010
Cida

Nossa cara que legal sua ilustração…Amei vc teria como explicar a germinação da linhaça e girasol..Obrigada

27 03 2010
Manoel Lamonica

Melhor explicação que encontrei na net. Parabens, continue postando sobre o assunto que é muito interessante.

7 06 2010
Anderson Porto

Gostaria de publicar este artigo em meu blog, com a devida autorização e créditos para o artigo original. Aguardo seu contato! E parabéns pelas explicações. Faz tempo que procuro alguém com habilidade e paciência para ilustrar todos os passos.

Abraços!

8 06 2010
jardineiromaluco

Olá Anderson! Sinta-se à vontade em publicar. E opcionalmente, se puder direcionar um link ou informar que forneço trigo em grão orgânico que germina (excelente! Praticamente 100%!) e envio por Correios, ficarei agradecido. Tudo de bom amigo! Leonardo.

13 08 2010
Como cultivar brotos – parte 2 | Tudo Sobre Plantas

[…] gentilmente cedidas por [ Jardineiro Maluco […]

13 09 2010
Ruiva

Olá!!! Que passo a passo espectacular. No meu blog também faço o passo a passo nas receitas sem glúten! Vou começar a falar sobre germinados no meu blog e por isso ando a pesquisar um pouco! =D Gostei muito do que vi aqui. =D

17 09 2010
Renato Santiago

Karambaaa!!!!…. Adorei, isso sim é que faz a net ter valor…PARABENS!!!!
só tenho uma duvida!!!! precisa furar as bandejas????? para drenar a agua ????

Valeu!!!! e como posso adquirir o trigo ????

17 09 2010
jardineiromaluco

Olá Renato! Obrigado! Precisa furar as bandejas para drenar o excesso de água, do contrário é perigoso, pois excesso de água favorece os microorganismos nocivos. Forte abraço. Leo

7 01 2011
denivaldo francisco

Boa tarde jardineiro,
já falaram oq eu gstaria de dizer, então resumo a somente “Parabéns”.
Quero saber quanto custam as sementes e vc tem tbém outras tipo:
feijão mungo, alfafa enfim oq dá p/ fazer brotos.
At
Denivaldo

12 01 2011
jardineiromaluco

Olá Denivaldo! Obrigado pelo comentário. Pus uma atualização com links de onde encontrar o trigo orgânico de qualidade para comprar. Atualmente não trabalho mais com o trigo, se desejar contato com meu fornecedor me avise, neste caso só no atacado. Muita saúde e sucesso! Att. Jardineiro

18 01 2011
Wilson

Meu amigo eu acredito fielmente nesse estilo de vida, e pretendo não demorar mais para passar a fazer uso desse tipo de remédio, alimenta e cura.
muito obrigado!, vou fazer!,
já coloquei nos favoritos!

5 02 2011
Sérgio Leite

Prezado Jardineiro… excelente demonstração!!!

Pesquisei muitas páginas na Internet. A sua é uma daquelas que a gente usa para afirmar a qualquer pessoa que existem matérias de qualidade na internet.
òtimas fotos, ótima didática e ótima escrita. Maravilha!!!

Quero aproveitar e pedir uma orientação: comprei ontem no CEASA de São Paulo alguns vasos com a grama grande (por volta de 15 cm). Fui orientado para deixar no sol. Hoje, por volta de 11:30, as folhas estavam todas moles e pendentes. Coloquei os vasos na sombra, exceto um. O substrato ainda estava úmido, mas as plantas ressentiram. O que faço e como devo cultivar?

Muito obrigado e um grande abraço.

Sérgio Leite
São Paulo/SP
Orquidófilo

10 02 2011
jardineiromaluco

Basta um local claro, sol no inverno. Agora no verão tropical o sol mata a grama de trigo, que é uma planta de clima frio, em minutos. Bom cultivo! Forte abraço. Jardineiro

21 03 2011
Angela Valim

oi
adorei a explicação.
Estou deixando meu vasinho na janela da minha área de serviço e está aparecendo muitos insetos, aquelas moscas que ficam em bananas maduras.
Como posso fazer para evitar estes insetos,
muito obrigada pela atenção e ajuda
Angela

27 05 2012
Alan

Recipiente de alumínio não é atóxico, grama absorve partícula no solo, melhor trocar por um atóxico como assadeira de barro atóxica.

29 03 2016
jardineiroetnobotanico

Olá Alan! Concordo com você! Eu mesmo neste tempo passei a fazer os brotos em vasos de barro, aconselho! Forte abraço. Jardineiro

20 09 2012
Grama do Trigo para receita de Clorofila | Açúcar Maldito

[…] 100 g de trigo em grão, mais ou menos metade de um copo […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: